sexta-feira, 1 de agosto de 2014

O Rio de Janeiro continua lindo...

Último dia de passeios =/. Mas foi o dia mais lindo em termos de meteorologia! Atravessamos a cidade mais uma vez para a Zona Sul. Destino: a famosíssima Praia de Copacabana.

Considerada uma das praias mais famosas do mundo, é carinhosamente apelidada pela população de "Princesinha do Mar". Ela tem 4 quilômetros de orla e recebe diversos eventos como campeonatos de futebol de areia, de vôlei de praia, shows (como de Rolling Stones), o réveillon mais famoso do Brasil e, como estávamos lá durante a copa, o Fifa Fun Fest, onde milhares de torcedores assistiam aos jogos! Todos esses eventos podem acontecer lá por conta da larga faixa de areia. Nunca tinha visto uma praia com tanta areia na vida! Rsrsrs... as praias de Salvador não costumam ser assim.
Olha só a faixa de areia da Praia de Copacabana
Tava tendo Copa! =)










Copacabana também possui o famoso calçadão com pedras formando ondas, inúmeros turistas fazendo caminhas, e uma pista para bicicleta. Além disso, conta com vários restaurantes, com todo tipo de comida que você imaginar. Ah! Uma coisa que me impressionou lá foram os banheiros subterrâneos. Isso não tem em Salvador, aliás, não temos uma calçada tão larga! =/
O famoso calçadão de Copacabana
É no calçadão de Copacabana que está a famosa estátua de Carlos Drummond de Andrade, nas imediações do Posto 6, inaugurada em 30 de outubro de 2002. Curiosidade: os óculos da estátua já foram roubados 8 vezes, e custam R$ 3.000,00!
Estátua de Carlos Drummond de Andrade em Copacabana
Em Copacabana também fica o luxuoso Hotel Copacabana Palace, construído em 13 de agosto de 1923. Ele é famoso por receber celebridades e grandes eventos e já foi eleito diversas vezes como o melhor hotel da América do Sul.

Demos uma boa caminhada na orla de Copacabana, tirando muitas fotos (lógico) e vendo os mais tipos de rostos e bandeiras! E antes de irmos para o próximo destino, passamos em uma lojinha de souvenirs, existem várias perto das estações de metrô. Eu achei o preço bom, imaginava que seria caro por ser Copacabana, mas valeu à pena.
A segunda praia mais famosa do Rio: Ipanema.
Ipanema









Com 2,6 km de extensão, Ipanema não tem um calçadão tão largo quanto o de Copacabana, nem uma faixa de areia tão grande, mas, em minha opinião, possui uma praia mais bonita. Essa praia inspirou o compositor Vinícius de Moraes a escrever a canção brasileira mais conhecida internacionalmente: Garota de Ipanema.

Da areia se tem vista para a pedra do Arpoador, o morro Dois irmãos, o Corcovado e as ilhas Cagarras, que ficam bem de frente para a praia. Você não pode deixar de ir até a pedra do Arpoador!!! É de lá que temos a mais bela vista panorâmica da praia. Se você for de tardinha, não perca o belíssimo pôr-do-sol.
Da pedra do Arpoador, a mais linda vista de Ipanema
A pedra do Arpoador oferece essa linda panorâmica da praia de Ipanema


As ilhas Cagarras ao fundo
Da pedra do Arpoador, a vista pra Copacabana




Eu e Gabriel sendo vaidosos =P e ao fundo o Morro Dois Irmãos

Bem, depois de visitar as 2 praias mais famosas do Brasil, vamos almoçar para irmos pro nosso último ponto turístico, o Pão de Açúcar! Portanto, escolhemos almoçar no Shopping RioSul. Mas se você quiser fazer a mesma coisa que nós, vá 1º para Ipanema e depois para Copacabana, pois o shopping fica mais perto desta. Nós fizemos o contrário, logo, ao invés de gastarmos apenas 15min, gastamos quase 40min!
Shopping RioSul
Depois de almoçar, vamos agora pro Pão de Açúcar. Fomos andando mesmo, apenas 1km, até chegarmos na Praça General Tiburcio (que eu logo reconheci de quando fui há 16 anos!). Logo ali na frente está a Praia Vermelha.
Monumento na Praça General Tiburcio

A Praia Vermelha













À esquerda da Praia Vermelha temos o Morro da Urca e o Pão de Açúcar. Pra chegar lá em cima temos 2 opções:

1. Bondinho. Essa opção é o seguinte: lá na Praça General Tiburcio fica a parada do bondinho que você pega até o Morro da Urca. Esse bondinho pode transportar até 65 passageiros em cada viagem, que sai de 20 em 20 minutos, e é o único no mundo com as faces laterais totalmente transparentes. Este trecho inicial, entre a Praia Vermelha e o Morro da Urca, tem uma extensão de 528 metros e 220 metros de altura. Do Morro da Urca tem outro bondinho até o Pão de Açúcar, numa extensão de 750 metros e 396 metros de altura. Valor: R$ 62,00 Mais informações: http://www.bondinho.com.br/
Da Praça General Tiburcio para o Morro da Urca
Do Morro da Urca para o Pão de Açúcar











2. Trilha do Morro da Urca: a caminhada começa na Pista Cláudio Coutinho que fica localizada na extremidade esquerda da Praia Vermelha (quando se olha em direção ao mar). A duração média da subida é de 40 minutos. A pista é aberta diariamente das 7 as 18hrs. Valor: de graça! Nem preciso dizer que foi essa opção que escolhemos né?
A trilha do Morro da Urca
Bem, depois de dar essas explicações, voltemos à nossa jornada. Eu, Marcela e Gabriel ficamos um pouco na Praia Vermelha esperando a Júlia; ansiosos, porque ainda levaríamos 40min pra chegar lá em cima do Morro, e queríamos chegar com sol, para tirar foto! Mas ok! Ela chegou, e começamos a subida por volta das 17hrs.

Quando eles me disseram que faríamos trilha, eu me lembrei dos noticiários que de vez em quando mostram alguns jovens perdidos em trilha lá no Rio Oo. Como sabia que eles já tinham feito aquela trilha várias vezes, não me preocupei. E realmente não é de se preocupar. Ela é bem simples, não dá pra se perder. Eu me cansei bastante, não tenho preparo físico pra isso, mas não é uma trilha difícil. Alguns pontos são íngremes, mas é bem pouco. Mais ou menos na metade da trilha você já consegue ter uma vista lindíssima de lá de baixo! =)
A Júlia foi lá na pontinha ;)
Conseguimos chegar lá no topo do Morro na hora do pôr-do-sol. E mesmo tendo sido cansativo, foi a vista mais bonita que tive do Rio. De lá de cima tem-se uma vista espetacular de vários pontos da cidade, como as praias do Leme, Copacabana, Ipanema, Flamengo, Leblon, Pedra da Gávea, maciço da Tijuca, Corcovado com a estátua do Cristo Redentor, Baía de Guanabara, enseada de Botafogo, centro da cidade, Aeroporto Santos Dumont, Ilha do Governador, Niterói, Ponte Rio-Niterói e, ao fundo, a Serra do Mar e o pico Dedo de Deus. Ufa!
Vista pra enseada de Botafogo
Vista pro Corcovado e Cristo Redentor



Dá pra acreditar nessa vista?

Foi um pouco difícil encontrar um lugar pra encostar e tirar foto, mas não deixe de insistir! Vale muito à pena. Pra mim são as fotos mais bonitas da minha viagem.

Aí você me pergunta: “já tá escuro, você desceu a trilha de noite?” E eu respondo: não! A partir das 19hrs, o bondinho libera a descida gratuitamente! =). Então esperamos até esse horário. Quando eu vi o bondinho saindo do Morro da Urca pro Pão de Açúcar me deu uma tremedeira nas pernas! “É nisso que eu vou descer?”

Aconteceu nesse momento o maior mico que fiz meus amigos passarem! Rsrsrsrs. No bondinho cabem 65 pessoas, tem uns ferros pelo meio onde as pessoas se seguram, e vão todas em pé! Quando olhei pra baixo e me dei conta do que ia acontecer, eu simplesmente me agarrei nesse ferro e me abaixei. Meus amigos mandando eu levantar foi o que me fez esquecer que estava descendo por um fio, uma altura de 220m! Ok, você nem percebe que tá pendurado, e depois de alguns segundos eu levantei e consegui olhar pra fora. Mas a descida é bem rapidinha! Ai como aquilo dá medo. Nunca conseguirei ir no outro que vai até o Pão de Açúcar! Oo

Bem, hora de voltar pra casa e arrumar a mala, porque no outro dia já estamos de volta a Salvador!

Mas, últimas considerações: o Rio é de fato a cidade mais bonita do Brasil! E os cariocas são muito simpáticos (são dados como os baianos ;) ). Espero poder voltar todos os anos para visitar meus amigos e curtir mais dessa cidade linda!
Pero primero, selfie no Pão de Açúcar
Acessem inconformados.blog.br, blog do qual faço parte com outros jovens. ;)