segunda-feira, 21 de julho de 2014

Cidade Maravilhosa

De 1 ano pra cá, fiz muitos amigos em outros estados do Brasil. Isso tem tanto vantagens quanto desvantagens. Como principal desvantagem eu considero a saudade. Apesar de nos falarmos praticamente todos os dias, eu vivo com saudade de todos eles... Já como vantagem, eu tenho a possibilidade de conhecer os lugares onde eles vivem.

A maior parte deles mora no Rio de Janeiro, considerada a “Cidade Maravilhosa, cheia de encantos mil...” Eu já havia ido ao Rio 2 vezes – a primeira quando eu tinha 2 anos e a segunda quando tinha 10 anos. Ambas as vezes, eu e minha família fomos de excursão, o que te deixa limitado às atividades desta. Então ir agora com uma amiga encontrar outros amigos, eu com 25 anos (fiz 26 enquanto estava lá =) ), seria bem diferente!
Aos 2 anos, no Rio de Janeiro
Em janeiro, quando compramos a passagem para junho, percebemos que iriamos para o Rio na época mais esperada pelo Brasil durante os últimos anos: a Copa do Mundo! Não, eu não ia assistir a nenhum jogo, mas estava indo pro lugar mais famoso do Brasil num período em que vários turistas estariam ali! E essa realidade já começou no aeroporto aqui em Salvador.

Quando chegamos ao aeroporto no dia 18 de junho, eu de fato senti: tá tendo copa! Desde o início desse evento, eu não tinha saído muito em Salvador para pontos turísticos, então ainda não tinha sentido esse impacto. Mas quando nosso voo atrasou e nós tivemos de mudar de portão de embarque, eu percebi o impacto! Muitos turistas! Aliás, nosso voo praticamente só tinha estrangeiro. Só consegui identificar eu, Marcela e outra passageira falando português! Americanos, mexicanos, alemães, holandeses indo agora curtir o Rio de Janeiro!

De Salvador para o Rio são mais ou menos 2 horas de viagem. Infelizmente chegamos à noite, então não podemos avistar muita coisa. O clima também começou a fechar. Na verdade, chegamos e começou a chover =/. Tinha acabado de terminar o jogo Espanha x Chile (no qual a Espanha foi eliminada) no Maracanã, então o tráfego estava um pouco intenso. Foi o tempo que a mala de Marcela demorou de sair e os nossos amigos chegaram pra nos buscar. Aliás, vê-los depois de 1 ano, e conhecer aqueles que só conversava pelo Whatsapp foi muito inusitado!

Bem, nós ficamos hospedadas na casa dos nossos amigos em Maria da Graça, Zona Norte. Um bairro bem “família” e aconchegante, apelidado pelos nossos amigos de “Mary Grace” (rsrsrsrs). Então não tenho muita propriedade pra falar sobre hospedagem (a não ser que meus anfitriões foram maravilhosos!). Mas posso dizer que no Rio tem 2 opções que conheço de outras viagens: o Ibis (rede Accor) e o hostel Che Lagarto. Esse último eu me hospedei no Chile e gostei muito. É bem organizado, e quem me conhece sabe que preso muito isso nos hotéis (esse hostel foi indicação de uma amiga argentina que foi ao Rio ano passado). Mais informações: http://www.chelagarto.com/index.php/pt/component/chelagarto/multidestino/display/12-rio-de-janeiro.html .

A primeira opção que dei foi uma indicação de uma amiga que foi ano passado com o marido e se hospedou no Ibis de Copacabana. Ela me disse que gostou muito pois o hotel é organizado e fica perto da orla e relativamente perto de tudo, então, segundo ela, “valeu muito a pena” ;). Mais informações: http://www.ibis.com/pt-br/brasil/index.shtml

Antes de começar a contar sobre os pontos turísticos, preciso contar que no dia seguinte nós acordamos para turistar, porém, ao abrir a janela: tudo nublado! Inclusive parece que o céu do Rio é mais baixo rsrsrsr.  Os morros que ficam ao redor da cidade ficaram com seus cumes cobertos pela neblina, algo extremamente inusitado de se ver para 2 baianas que moram em Salvador.
Vista da casa onde ficamos, nem dá pra ver o cume por causa da neblina! =O
Saímos mesmo com a previsão de chuva, e depois de quase 1 hora e meia pra chegar no Jardim Botânico (depois falo um pouco sobre os transportes no Rio), voltamos para casa =/! A chuva apertou demais! Aliás não era chuva, era toró, como nós chamamos em Salvador. Além disso, a temperatura deu uma baixada, em torno dos 20º em plena 14hrs da tarde! Algo raríssimo de se acontecer na capital da Bahia! Eu e Marcela parecíamos 2 tabaroas morrendo de frio enquanto nossos amigos estavam de camiseta e bermuda Oo.
Quando achávamos que íamos turistar, a chuva não deixou
Enfim, nosso primeiro dia foi perdido em termos de turistar, mas depois disso conseguimos conhecer os principais pontos do Rio. História para o próximo post! ;)

Acesse inconformados.blog.br, blog do qual faço parte com outros jovens, inclusive esses meus amigos do Rio ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário