segunda-feira, 3 de outubro de 2011

E ai? O que você achou da Europa???

Bem, essa pergunta muita gente me fez quando eu voltei! E existem várias respostas para ela!

Bem, a Europa parece que tem uma magia! Não sei! É repleta de história e eu não cansava de me lembrar da minhas aulas sobre revolução francesa, as guerras, enfim!

Ao mesmo tempo, achei os europeus, de uma forma geral, muito frios. Foram todos educados, mas não tem aquela receptividade sabe? Acho que só brasileiro que tem isso. Por exemplo, quando um brasileiro vai pra Europa, eles não mudam a rotina deles pra nos receber, mas quando vem um “gringo” vem pro Brasil, nós mudamos nossa rotina pra recebê-lo.

Falando em Brasil, não tivemos nenhum problema por sermos brasileiros. Muito pelo contrario, quando falávamos que éramos brasileiros, todos diziam: Brasil? Carnaval! Samba! Rio de Janeiro! E se surpreendiam: o que quatro brasileiros estão fazendo nesse frio da Europa enquanto é verão lá????

A comida, de uma forma geral é muito boa! Eles comem muita batata! É batata assada, batata frita, croquete de batata, enfim! Além do fondue, de carne, de queijo, não interessa! Uma delícia! Eu confesso que não gostei muito da carne, prefiro a do Brasil. Assim como o capuccino, que na verdade não tem diferença do café. A coisa mais gostosa que comi acho que foi o croissant! E o pão de chocolate! É bom demais!!! Ah! Não se assuste com a Fanta! Tem cor de água suja, mas o gosto é o mesmo! E confesso que eu morria de saudades do nosso guaraná!

Pra se comunicar não tive problemas... Em Paris, que era o que eu tinha mais medo, falei inglês com todo mundo sem problemas. Em francês só sabia:

- Sortie – Saída
- Je m'appelle Aline – Meu nome é Aline
- Je suis brésilienne – Eu sou brasileira
- Je ne sais pas – Eu não sei
- Merci – Obrigada
- S’il vous plaît – por favor

Na verdade, nem precisei muito falar isso. Rsrsrsrsrs. Já na Bélgica, a tia de meu amigo sempre falava por nós, já que ela fala nerlandês. Quando ela não estava, falávamos em inglês, e em nerlandês só era necessário saber:

- Alstublieft (lê-se achteblift) – por favor (sempre se fala isso quando você entrega o dinheiro quando ta pagando uma conta)
- Bedankt / Dankt (lê-se danque) – obrigada
- Ik weet niet (lê-se iqui weet nit) – Eu não sei
- Mag ik een cola alstublieft? (lê-se marrique em cola achteblift) – Uma coca-cola por favor?

E era só o que eu sabia de nerlandês!

Eu nunca tinha sentido tanto frio na minha vida! O mínimo que peguei foi -5º. Tínhamos de raspar o gelo do vidro do carro na hora de sair! Foi uma frustração quando eu cheguei porque não tinha neve. No dia em que fomos pra Bruxelas nevou um tiquinho de nada só pra eu dizer: eu vi nevar! Hahahaha! Eu usava 2º pele, uma blusa grossa, outra blusa e o casaco (às vezes 2 casacos). Era imprescindível passar protetor labial porque alem de frio, lá é muito seco! Hidratante também! Principalmente nas mãos que sofrem por causa da água fervente da pia! E o cabelo??? Você sai na rua, depois de meia hora, você pega no cabelo e ta um nó terrível!!!! O cabelo fica muito seco, principalmente quem tem o cabelo fino como o meu! Precisa urgente de hidratação!

Por falar em cabelo, banho, banheiro... rsrsrsrs Lá eles jogam o papel higiênico no vaso sanitário sem problema nenhum!!!

Pra quem morre de medo da imigração, não se preocupe! É só você mostrar tranqüilidade e não ter nada de errado na sua mala ou no seu passaporte. Eles só querem ter certeza de que nenhum maluco vai entrar no país deles! E cuidado se você pretende comprar notebook, netbook, porque é proibido pela receita federal aqui do Brasil. Na verdade, se eles souberem que você trouxe, terá de pagar pra conseguir entrar com ele no Brasil! Portanto, dê uma conferida no regulamento da Receita Federal.

Ah! Pra quem viu lá em um dos primeiros posts sobre a Europa, que as tvzinhas do avião da TAP não funcionavam, graças a Deus, na volta funcionaram! Pra mim super serviu, mas pra Ju... rsrsrs Na ida éramos 4, na volta só eu e Ju. Tomamos remédio em Portugal pra dormir as 8hrs de vôo até Salvador. Eu tomei meio comprimido e Ju tomou um inteiro. Ela apagou a viagem inteira e eu? Acordada as 8hrs!!!! Rsrsrsrs

Enfim, essa foi minha PRIMEIRA (espero ter muitas outras) experiência na Europa!!
Primeira de muitas



Nenhum comentário:

Postar um comentário