quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Mais Bélgica e um pouquinho de Holanda

Mais um dia para conhecermos um pouquinho da Bélgica. Saímos cedo novamente e dessa vez pegamos um pouco de engarrafamento para chegar a Bruxelas, capital da Bélgica.

Depois de quase 2hrs de engarrafamento (o percurso geralmente é feito em 1hra), chegamos a Bruxelas e no caminho para o centro, paradinha para uma foto em frente à Catedral de Saints Michael & Gudule. Construída em estilo gótico e romano, a catedral lembra Notre-Dame.
Catedral de Saints Michael & Gudule
A poucos minutos caminhando, chegamos à maior atração turística de Bruxelas, a Grand Place (Praça do Mercado). Rodeada de restaurantes e de prédios históricos que parecem que estão tortos e vão cair, na Grand Place está localizado o prédio da prefeitura.
Grand Place
Prefeitura de Bruxelas ao fundo













Outro ponto importante, que é símbolo de Bruxelas, é o Manneken-pis. Nada mais é do que a estátua de um menino fazendo xixi! ¬¬ Na verdade, havia uma fonte e em 1619 o escultor Jerome Duquesnoy fez essa estátua pra “embelezar” o local. Não espere ver nada extraordinário... a estátua é bem pequena!
Manneken-pis
Mais uma andadinha e chegamos à Rue des Bouchers. Estreita e com restaurantes de todos os lados, um atrás do outro! Por falar em rua, o que não falta pelas ruas do centro de Bruxelas são lojinhas vendendo rendas, muito bem feitas e um pouco caras, e chocolate!!! Não deixe de comprar um e experimentar o delicioso chocolate belga! Além disso, podemos ver pintado pelas casas o famoso Tintin e seu cachorro Milou. Eles são personagens de uma história em quadrinhos muito famosa na Bélgica!
Rue des Bouchers
Uma atração também muito famosa de Bruxelas é o Atomium. Com 102 metros de altura, a escultura homenageia a importância da Bélgica na produção do aço. O monumento é em forma de um cristal de ferro aumentado em 165 bilhoes de vezes!!! Pertinho do Atomium tem a Mini Europe, que é um parque com prédios em escala reduzida dos principais pontos de alguns países da Europa. Adivinhem? Não abre no inverno! ¬¬
Atomium
Bem, como nosso tempo é corrido e ainda temos mais uma cidade pra conhecer, #partiu! Fomos agora conhecer Antwerpen, que é a segunda maior cidade da Bélgica e é conhecida como centro mundial de lapidação de diamantes e por ter um dos maiores portos do mundo.

Depois de um almoço na Pizza Hut, fomos em direção ao centro da cidade. Demos de cara com a Onze Lieve Vrouwe Kathedraal (a Catedral de Nossa Senhora) construída em 1352. Para visitá-la é preciso pagar € 1,50.
Onze Lieve Vrouwe Kathedraal
Mais uma andadinha e chegamos ao Grote Markt de Antwerpen. Lá estão a Fonte de Brabo e a prefeitura da cidade que foi construída em 1565. Pois é, as prefeituras são pontos turísticos na Bélgica por serem prédios antigos e muito bonitos!
Grote Markt e a fonte ao fundo
Prefeitura de Antwerpen













Em direção ao porto comercial de Antwerpen, damos de cara com um castelo às margens do rio. É o Castelo Steen. Não há nada para visitar dentro dele, você simplesmente passa por ele para chegar ao porto e tirar belíssimas fotos!
Steen
Já anoitecendo, hora de voltar pra casa porque no outro dia vamos fazer um breve passeio por uma cidade da Holanda.

Cheia de estudantes, o que significa muitas bicicletas, por conta de suas universidades. Maastricht é a cidade mais antiga da Holanda e acaba sendo um encontro entre 3 países: Holanda, Bélgica e Alemanha.
Bicicletas em Maastricht
O centro da cidade mostra bem a mistura das culturas com igrejas antigas como a Basílica de St. Servan e a Igreja de St. John, além de praças e mais uma vez, como a maioria das cidades dos países baixos, uma prefeitura belíssima.

Um belo cenário para fotos é a ponte que corta o rio Maas, além do parque próximo a ele, um encanto! Cenário perfeito para casais!
Rio Maas ao fundo
No parque


Tão lindinho
Em Maastricht, tive a oportunidade de comer um quitute extremamente holandês e belga: wafles! Maravilhosos!!! Não deixe de comer! Não tem coisa igual!
Wafles
Próximo post, algumas últimas informações sobre a Europa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário