terça-feira, 20 de setembro de 2011

Château de Versailles e últimas informações

Último dia em Paris... =\ Levei susto em dose dupla: primeiro, meu amigo ficou doente. Mas ia sair assim mesmo com a gente. E o outro susto foi que, apesar de no dia anterior não ter uma nuvem no céu, agora o céu estava completamente encoberto!!! E o frio tava demais! Mas vamos lá! Itinerário de hoje: Château de Versailles!

Versailles é um subúrbio de Paris. Fica um pouco distante do centro. Para chegar ao palácio, você precisa pegar o RER linha C (amarela) e descer na estação Versailles - Rive Gauche. Cuidado com essa linha amarela. Em um certo ponto ela se divide e vai para lados opostos! Nós pegamos errado e tivemos de voltar tudo!

Ao chegar na estação, você precisa andar um pouquinho até o palácio. De cara você já avista uma estátua de Luis XIV e ao fundo, o Château de Versailles com lindissimos portões!
Château de Versailles
O palácio começou ser construído nas primeiras décadas do século XVII. Possui 700 quartos, 2 mil janelas e mais de 1000 lareiras. O parque que envolve o palácio tem, aproximadamente, 700 hectares.

Agora vai uma informação importantíssima: o palácio não funciona dia de segunda-feira! E adivinhem o dia que eu fui? Pois é... só soube disso quando cheguei lá! Droga! Não consegui ver os quartos, os lustres maravilhosos, etc. Mas pude ver o lindíssimo jardim com lagos com fontes, labirintos, projetos geométricos, árvores centenárias! Enfim! O jardim é enorme! Nem conseguimos andar tudo!
O Jardim do Palácio
Se seu bilhete do metro só cobrir as zonas 1, 2 e 3, você terá de pagar uma taxinha extra de mais ou menos € 2,00 pra voltar para o centro de Paris, pois Versailles fica na zona 4.

Bem, como nós íamos embora nesse dia e, portanto, nosso tempo era curto, resolvemos ir à Basilique Du Sacré-Cœur. Essa basílica foi construída entre 1876 e 1910 e  lá de cima  tem-se uma espetacular vista da cidade. Ela fica no bairro Monte Martre. Quando saímos da estação, achamos o bairro meio estranho. Tinham alguns camelôs, e de repente apareceu um policial e foi uma correria! Me senti no Brasil! Andamos um pouco tensos porque as ruas eram meio estranhas, e quando chegamos na basílica, vimos que tinha um subidinha legal pra chegar até ela. Ok! O tempo ta curto, vamos só tirar umas fotos porque já está escurecendo. Além disso, vai dar 6hrs! O metro fica lotado!
Sacré-Coeur
Bem, esses foram basicamente os lugares de Paris que nós conhecemos. Agora algumas coisinhas importantes para finalizar:

- Eu achei a maioria das estações de metro, e o metro em si, mal cuidados! É bom tomar cuidado porque tem umas figuras estranhas lá...e cuidado com o horário de pico também! A partir de 5, 6 hrs, os metros ficam lotados!

- Tem banheiro em toda parte em Paris. Você coloca a moeda e a porta se abre. Você tem de ser rápido lá dentro porque depois de 15 min a porta abre sozinha! huahuahuahuhau Os banheiros não são muito limpos, aconselho não usar os do metro!

- A voltagem de Paris é 220v. A tomada de lá é um pouco diferente da daqui do Brasil, geralmente nos hotéis tem o adaptador.
A tomada de Paris
Enfim, Paris é maravilhosa!!!! Todo mundo tinha de ir pelo menos uma vez na vida! Próximo post falarei sobre meus dias em Londres!

Nenhum comentário:

Postar um comentário