terça-feira, 15 de maio de 2012

Algumas informações sobre Santiago

Como eu falei no último post, nós voltamos pra Santiago na segunda, que era feriado no Chile. O dia estava tão frio que eu estava de 2º pele, blusa grossa, outra blusa e 2 casacos grossos. E a nossa casa ficava muito perto da Cordilheira, então era mais frio ainda! Se vocês se lembram do que eu falei lá no começo dos posts do Chile, nós íamos nos mudar na terça, então o restante da segunda tiramos pra arrumar as coisas.

No outro dia, tivemos de pegar um taxi para a escola pois tínhamos de levar as malas pra depois da aula nos mudar. Já que eu falei sobre taxi, algumas observações: Os taxis são pretos com teto amarelo e placa laranja. A maioria tem taxímetro, mas se possível descubra antes de entrar no taxi qual será o valor da viagem. O preço para longas distâncias deve ser decidido antes. Tome cuidado e preste atenção no taxímetro, pois eles se aproveitam dos turistas.

Pois é, primeiro dia de aula! Toda semana começa um curso novo com novos alunos. Ficam todos na recepção e os professores vão chamando de acordo com o nível dos alunos. Não ficamos surpresas quando eu fiquei em uma turma e Laís em outra (ela já sabia falar espanhol, enquanto eu, só o básico). A minha turma era composta de mais 3 brasileiros (pra variar), 2 alemães (é muito comum ter alemães lá) e 1 inglês. Eu adorei a aula! A turma é pequena e nós conversamos muito sobre nossos respectivos países.
Alunos da Escuela BellaVista
Duas vezes por semana temos aula à tarde. Então precisamos almoçar em um lugar perto. Quase do lado da escola tem um restaurante muito bom! Isso porque de uma forma geral, em Santiago, pra você comer bem é preciso gastar um pouco. Como éramos estudantes, queríamos gastar o mínimo possível! Além disso, nós não gostamos muito da comida do Chile. Rsrsrsrsrs. Esse restaurante era bom e barato. Ele se chama Tiro de Esquina. É uma graça e tem 2 menus. Um mais simples e mais barato e outro mais requintado. É possível dividir o menu entre 2 pessoas. Um dos menus continha, por exemplo, entrada (geralmente uma sopa), salada, a comida, bebida e sobremesa. E isso tudo por mais ou menos R$ 15,00!!! Nós adoramos! =)

Já que estou falando sobre comida... Lá no Chile é muito comum se comer chorriana. É um prato com carne, lotado de batata frita e ovos cozidos (mas quase vivos) por cima. Outras coisas muito comuns são: a empanada (uma combinação de carne, frango ou peixe com cebola, ovos, azeitona e outros ingredientes dentro de uma massa de calzone – parece mais um pastel) e bife a lo pobre (steak com batatas fritas, cebola e ovo). Ah! É normal adicionar 10% de gorjeta à conta. Alguns bares e restaurantes adicionam automaticamente. Na verdade, você praticamente não tem opção de pagar ou não, como é aqui no Brasil. Lá a gorjeta (chamada de propina) é quase que obrigatória. Ah! Vocês não vão acreditar! No Chile é muito comum comer cachorro quente e hambúrguer (da Mc Donalds inclusive) com palta, que nada mais é do que abacate amassado!!!!! Não tem gosto de nada, mas é estranho hein? rsrsrsr
La chorriana
Empanada


Hambúrguer do McDonalds com Palta
Depois da aula da tarde, hora da mudança. Pegamos um taxi e fomos pra casa nova. Já não era uma casa de professora e sim de uma mulher que morava sozinha. Tínhamos um quarto para nós 2 e ela nos dava liberdade total na casa! =) Fora que ficava a mais ou menos 20min andando da escola! E ficava muito perto da estação de metrô! Não tinha comparação com a outra casa! Rsrsrsrs

A todo mundo que me diz que quer fazer curso em outro país eu digo: FAÇA!! As duas maiores vantagens são: você conhece muuuita gente de outros países! E daí surge a segunda vantagem: por conta disso você precisa falar a língua pra se comunicar! Em menos de uma semana eu já conseguia me comunicar sem muita dificuldade!

Ah! Quer saber como falar com o Brasil? Em vááários lugares em Santiago, principalmente nas estações de metrô tem umas “lojinhas” com várias cabines de telefone de onde você pode ligar. Chama-se Centro de Llamados. É super barato. Geralmente 1 minuto é 100 CLP. Mas se você ligar pra celular e cair na caixa (mesmo antes de cair na caixa efetivamente) já conta como ligação! Mas era o melhor jeito que a gente tinha pra ligar. Em todas as cabines tem um adesivo mostrando como tem de ser feita a ligação, tipo, pra ligar pro Brasil tem de colocar 55, etc. Eu não aconselho comprar cartão telefônico. Eu comprei um lá e ele tá aqui hoje cheinho ainda porque não consegui fazer nenhuma ligação. Enfim, o Centro de Llamados é a melhor pedida!
Esse Centro de Llamados ficava na rua
Com relação ao costume dos chilenos, atentem para algumas coisas:

- Para negar algo que te ofereçam, sempre diga "No, gracias", apenas “Gracias” pode significar um consentimento (Sí, gracias).

- Use “usted” numa situação mais formal e com pessoas que você não conheça ou não tenha intimidade. Já o “tú” pode ser usado com os colegas e conhecidos, exceto em contextos formais. Os jovens (até 35 anos) não são geralmente tratados por “usted”.

Eu fui para Santiago no inverno, que dura de junho até agosto. Eu já estava um pouco acostumada com o frio (devido a minha viagem à Europa) então já tinha mais ou menos as manhas. Eu já levei casacos, blusas de frio, etc. Mas você pode deixar pra comprar lá. Nós compramos blusinhas de frio por R$ 12,00 nos camelôs no Paseo Ahumada. Você pode comprar nesses camelôs também meias grossas, luvas, gorros. É tudo bem baratinho. Casacos, dependendo do lugar, também são baratos. Eu indico principalmente Patronato (vou falar mais a frente).

Se você também vai no inverno, atente para algumas coisas:

- Leve hidratante: lá é muito seco e a poluição é muito grande. Além disso, a água da torneira é muito quente, e acaba com a pele da gente, principalmente da mão.

- Leve hidratante pro cabelo também: por ser muito seco, o cabelo sofre!!!

- Leve protetor solar: justamente por conta da poluição da cidade.

- Leve remédio pra garganta e vitamina C: nós ficamos doentes! Rsrsrsrs E quando fomos comprar um remédio pra garganta, a atendente não queria nos vender porque não tinha receita. Então leve daqui do Brasil!

- Os chilenos bebem água da torneira. Não em problema nenhum, mas a água tem muito sódio. Ela tem um gosto diferente também. Então se você quiser água mineral, pode comprar em qualquer mercadinho, mas atente mas ser LIBRE DE SODIO!
Isso branquinho é sódio
Para finalizar, algumas informações sobre aparelhos eletrônicos. A voltagem é de 220 v, os aparelhos também precisam de um adaptador para serem conectados nas tomadas chilenas. Os adaptadores podem ser encontrados em supermercados ou lojas especializadas.

Próximo post, pontos turísticos em Santiago!

Nenhum comentário:

Postar um comentário