quarta-feira, 16 de maio de 2012

Santiago – Centro

Uma coisa muito legal da nossa escola é que ela oferece um tour cívico-político por Santiago. Logo no 2º dia de aula, fizemos esse tour pelo período da tarde. Primeira parada, sede da presidência!

O Palácio de La Moneda ou simplesmente La Moneda é a sede da Presidência da República do Chile. Também abriga o Ministério do Interior, a Secretaria Geral da Presidência e a Secretaria Geral do Governo.

Está localizado no centro da cidade, entre as ruas Moneda (ao norte), Teatinos (a oeste), Morandé (a leste) e a Avenida "Libertador Bernardo O'Higgins" (ao sul). O palácio é ladeado por duas praças: ao sul, pela praça da Cidadania e, ao norte, pela Praça da Constituição.

Sempre tem uns guardinhas que ficam nas portas do palácio. Eles fazem a troca da guarda. Não é como Londres, mas é bem legal.
Palacio de la Moneda
Os guardinhas












Embaixo do Palacio La Moneda, temos o Centro Cultural Palacio de La Moneda. É um centro cultural que foi construído durante o bicentenário da República, pensado como um lugar de encontro do cidadão na cultura. Foi criado pelo arquiteto Cristián Undurraga. Lá podemos desfrutar de uma variada oferta cultural com exposições de maior e menor envergadura em artes visuais, design, amostras audiovisuais, dentre outras.

No seu interior tem um interessante Centro de Documentação encarregado de proteger o primeiro arquivo especializado na produção chilena contemporânea de artes visuais, desde a década dos anos 70 até a atualidade. Também, a Filmoteca Nacional (Cineteca Nacional) se encarrega de preservar e promover o patrimônio audiovisual do país. Ele está aberto de segunda a domingo das 9:00 às 21:00, a maioria de suas exposições é gratuita ou de baixo valor. Até o meio-dia, de segunda-feira a sexta-feira, todas as exposições são gratuitas.
Centro Cultural
Outro ponto turístico de Santiago o é Mercado Central. É feito de uma estrutura metálica de ferro galvanizado pré-fabricada na Inglaterra para ser montada posteriormente em Santiago. É um dos lugares mais apropriados para degustar a típica gastronomia chilena, especialmente a baseada nos produtos do mar. Hoje em dia seu interior conta com locais onde se pode degustar mariscos, pratos típicos, ou todo tipo de gastronomia internacional, bem como desfrutar de artesanatos e espetáculos. Como são vários restaurantes, pesquise bem o preço antes de sentar. Eu, sinceramente, não gostei muito do peixe do Chile, mas também, como moro em Salvador, meu referencial é muito bom! Rsrsrsrs
Mercado Central
Depois do Mercado Central, você pode ir andando até a Plaza de Armas (menos de 10min). A Plaza de Armas está localizada no coração de Santiago e está circundada por prédios cívicos, culturais e religiosos, como por exemplo, a Casa dos Governadores atual Casa Central de Correios, e a Real Audiência atual Municipalidade de Santiago, também o Portal Fernández Concha e a Catedral Metropolitana. No seu centro se incluem um recinto fortificado onde os espanhóis mantinham um polvorim. Antigamente nela se realizavam exercícios militares. É considerada como o centro de Santiago, ponto que se utiliza de referência para medir as distâncias ao longo de todo o país.
Catedral Metropolitana
Plaza de Armas











Da Plaza de Armas para Patronato. É só tomar o metrô na estação Plaza de Armas, soltar na próxima (Santa Ana) e trocar para a linha amarela, soltando na Estação Patronato. Bem, Patronato tem varias lojas que vendem de tudo. O que mais tem são lojas de roupa fabricada na China e também no Chile. No inverno tem muito casaco barato, até de R$ 8,00!!! Lógico que a qualidade não é das melhores, mas para mim que vivo num lugar quente e só vou usar esses casacos em viagens de vez em quando, tá ótimo! Você precisa tirar uma manhã ou uma tarde pra ficar em Patronato, pois é muito grande e com muitas lojas! Inclusive tome cuidado pra não se perder, pois é tudo igualzinho. Nós nos perdemos das outras meninas e não as achamos mais! Rsrsrsrs. Nós não encontramos souvenirs em Patronato, apenas roupas, bolsas, e malas! Muito bom de comprar também!
Patronato
Bom, próximo post conto mais sobre pontos turísticos do Chile!

Nenhum comentário:

Postar um comentário