Dia 3: Portimão, Algar Seco, Praia do Carvalho e Sagres
No verão da Europa o dia é bem longo. Amanhece mais ou menos 7hrs e o sol só se põe mais ou menos às 20hrs (em Portugal, no caso). Não conseguimos nos adaptar a isso (risos). Na verdade, acordávamos às 8hrs, e daqui que nos arrumássemos, tomássemos café, e chegássemos à praia, já eram quase 11hrs! Como eu falei, a região do Algarve possui muitas praias, e seriam necessários uns 10 dias pra conhecer e desfrutar todas. Então nós íamos nas praias, sentíamos a vibe, e decidíamos se ficaríamos nela ou não.
Nesse dia, acordamos e fomos para Portimão. Nela eu tinha conhecimento da Praia da Rocha. Fomos andando pela Av. Tomás Cabreira até chegar no Miradouro dos Três Castelos. E foi aí que decidimos não ficar na Praia da Rocha, pois ela não tinha nada que nos encantasse. Era uma praia com uma larga faixa de areia, cheia de gente! Do lado direito do mirador estava a Praia dos Três Castelos, mais bonita e com menos gente. Mas pensamos: já estamos um pouco adiantadas no tempo, vamos dar prioridade a outras praias. Andamos mais um pouco pela avenida até a Rua da Falésia. Essas 2 ruas têm algumas lojinhas de souvenir, e lojas como a Ale-Hop, cheia de trecos legais como cadernos, sandálias, carteiras, etc.
Praia da Rocha |
Praia dos Três Castelos |
Como nosso próximo destino era a Praia do Carvalho, em Carvoeiro, decidimos almoçar naquele mesmo restaurante nessa freguesia, o Vimar. Dessa vez experimentamos as sardinhas – de comida simples no Brasil a um prato típico português. O garçom César nos deu uma dica imperdível, algo que não estava na nossa programação, mas que eu indico a todos que forem ao Algarve: o Algar Seco. É um conjunto de rochas, e quando chegamos não tínhamos noção do que ele nos traria. Você vai descendo as várias escadas até se deparar com um lago bem verdinho no meio das rochas. As pessoas tomam banho, mas cuidado pra não se ralar todinho, como Laís (risos). Depois você volta e vai em direção a um restaurante, onde você pode tomar um sorvetinho pra se refrescar. Dali você já avista A Boneca, uma formação rochosa impressionante. Você vai por um corredor até avistar como que uma sala com 2 janelas com a mais bela vista. Queríamos tirar foto de todos os ângulos, tamanha a beleza desse lugar! Lógico que voltamos lá no restaurante e agradecemos o César por essa fantástica indicação!
![]() |
Sardinhas |
Escadas no Algar Seco |
Essa linda surpresa no Algar Seco |
Tomar um sorvetinho com essa vista |
Vamos ver o que A Boneca nos reserva |
![]() |
Essa linda paisagem |
Fomos então para a Praia do Carvalho. Essa foi a mais difícil de acessar, já que é necessário passar por uma estrada de terra pra chegar nela. Inclusive, não vi placas indicando que aquela era a entrada, mas o waze nos levou certinho pro lugar. O estacionamento também é um tanto improvisado, e depois ainda é necessário descer uma ladeirinha de terra. Mas quando você chega ao “mirante”, a vista é maravilhosa! Uma descida numa escada e um corredor improvisados também e uma vista linda da água azul dessa pequena praia cercada pelas falésias. Também bem cheia, essa praia só tem um problema: no final da tarde, o sol vai se escondendo por trás do paredão, e num instante ela já fica toda na sombra =/. Mas a Praia do Carvalho possui uma atração: uma subida no meio do paredão te leva para um ponto de onde as pessoas pulam no mar. Laís, que é a corajosa de nós 2, levou alguns minutos, mas pulou! Nessa praia ficamos um pouco mais de tempo, mas também já tínhamos de ir correndo para Sagres para ver o pôr-do-sol.
A Praia do Carvalho |
Olha a cor desse mar |
![]() |
Vista do buraco onde as pessoas pulam |
![]() |
Chegando na praia |
Em Sagres, tínhamos a indicação da Praia do Beliche, que fica ao lado da Fortaleza de Sagres, mas quando chegamos vimos que também era mais uma praia com uma larga faixa de areia, bem normal, e não nos arrependemos de não ter ficado lá, principalmente com toda a ventania que estava fazendo.
Chegando em Sagres - olha a Praia do Beliche ai |
O Cabo de São Vicente é o grande ponto de Sagres. É um cabo situado no extremo sudoeste de Portugal, e é um dos pontos mais a ocidente da Europa. O historiador, geógrafo e filósofo grego Estrabão acreditava que ali era o ponto mais ocidente de todo o mundo. Ele também relata que o sol pode ser 100x maior no pôr-do-sol em Cabo de São Vicente, e olha, realmente o pôr-do-sol ali é impressionante! A zona do Cabo de São Vicente era muito perigosa para navegação por causa do risco de serem empurrados pelas ondas nas falésias. Realmente é um paredão imenso! E uma vista impressionante! O horizonte te dá realmente a impressão de que não há mais nada do outro lado do mar.
O farol no Cabo de São Vicente |
O pessoal procurando o melhor lugar pra ver o pôr-do-sol |
Ver o pôr-do-sol em Sagres é imperdível! Leve seu casaco, porque lá venta que é uma beleza, e procure seu lugar para vislumbrar essa obra-prima de Deus. Fica lotado!
Pôr-do-sol |
Dia 4: Lagos
Esse era o nosso penúltimo dia no Algarve, e resolvemos dedica-lo à cidade de Lagos, onde tem praias belíssimas e a cidade é uma graça!
Desde já indico o Hotel Lagosmar. Apesar de ser bem complicado chegar nele de carro, e ficar numa rua bem apertada, o hotel é MUITO bem localizado. Pra guardar o carro ou você conta com a sorte de ter uma vaga em algum lugar próximo ao hotel, ou coloca num estacionamento pago e conta com o desconto do hotel. Pra mim, o único defeito do hotel é não ter frigobar no quarto – perdemos várias coisas que compramos. Mas vamos às atrações de Lagos.
Começamos o dia na Ponta da Piedade, que é um monumento natural com várias formações rochosas de até 20m de altura. Pra chegar lá embaixo, lógico, uma escadaria imensa! Mas vale a pena! De lá também saem passeios pelas grutas, mas se ligue, eles só saem quando a maré está alta.
Que cenário lindo! |
Passeios saem daqui |
Estava muuuito calor, e subir aquelas escadarias não foi nada fácil, mas depois de tomar um sorvete no restaurante Sol Nascente, ali na frente do estacionamento da Ponta da Piedade, fomos rumo à praia tida como a melhor do mundo pela revista espanhola Condé Nast Traveller, e a mais bonita de Portugal, a Praia de Dona Ana.
Essa praia é muito maior do que eu esperava, e com o visu da maioria das praias do Algarve: escada enorme pra descer, paredões de falésias e rochas no mar. A Praia de Dona Ana é realmente muito bonita, e tem até uma grande faixa de areia, na qual você pode escolher a concha que quiser levar pra casa (tem de tudo quanto é tipo). Mas eu confesso que não foi a praia que achei maaaais bonita. Ficamos um pouco por ali, mas escolhemos ir para outra praia e terminar o dia nela: a Praia do Camilo.
Dona Ana vista de baixo |
![]() |
Panorâmica de Dona Ana |
Bem pertinho da Dona Ana, a Praia do Camilo é a que tem a maior escadaria! E é uma das menores praias que fomos, e chegamos a essa conclusão: gostamos mais das praias pequenas. A faixa de areia no Camilo é bem pequena, e precisamos caçar um pedacinho pra estender a canga e relaxar. Essa praia foi a 1º em que eu decidi tomar banho de mar. Pois é, eu sempre achava a água muito gelada, mas esse dia estava muuuito calor, então eu não resisti! Estava uma delícia. Ali na chegada da Praia do Camilo tem um restaurante muito indicado também, o Restaurante O Camilo.
Praia do Camilo - tá vendo a escadaria? |
![]() |
Amei essa praia! |
Esse foi o único dia em que conseguimos voltar ao hotel enquanto ainda estava claro. Isso porque queríamos ver a Marina de Lagos. Muito fofinha, fomos passeando pela marina e degustamos um famoso doce português típico do Algarve, a Bola de Berlim, que nada mais é que um sonho, mas com recheio de creme pasteleiro, feito com água, leite, açúcar, farinha, gemas e claras de ovos, limão, baunilha e manteiga. É uma delícia!
Lagos é lindinha! |
A Marina de Lagos |
![]() |
Bola de Berlim |
O centrinho de Lagos é a agitação da noite, com bares, restaurantes, boates e várias lojinhas, inclusive de souvenir! Passeamos por ali até encontrar o restaurante Os Arcos, onde comemos outro prato típico, o bife à portuguesa. Além de ter um garçom brasileiro, o Jáder, e brasileiros quando se encontram, já viu né?
![]() |
Bife à portuguesa |
Centrinho de Lagos |
Dia 5: Praia da Marinha e Faro
No nosso último dia no Algarve, voltamos pra onde consideramos ter as melhores praias: Carvoeiro, Lagoa. Fomos conferir uma linda vista da freguesia e fomos pra última praia: Praia da Marinha. Essa praia é bem grande, mas não tínhamos noção do trabalho que dava pra chegar nela.
A freguesia de Carvoeiro |
![]() |
Praia da Marinha |
Primeiro, vá até o mirante e tire várias fotos, depois comece sua descida, que dessa vez não é bem por uma escada, é meio que uma ladeira, e tome cuidado com as pedras escorregadias. Quando você chegar lá embaixo, vai dar de cara com um restaurante, e na frente dele, a 1º parte da Praia da Marinha. Essa parte é bem pequena, e quando chegamos a maré estava subindo. Uma falésia divide a passagem pra outra parte da Praia, e descobrimos que se a maré subisse, não conseguiríamos passar com tranquilidade com todas as nossas bolsas, e boias! Como ainda levaria mais ou menos 1 hora pra começar a ficar difícil de passar, fomos pro outro lado logo. Ficamos ali um tempinho, apreciando a beleza, e sentindo muito calor! E resolvemos voltar pro outro lado, onde realmente fixamos raízes. Eu até tirei alguns cochilos (risos).
Chegando na 1º parte da Praia da Marinha |
2º parte da Praia da Marinha |
Muita gente leva boia pras praias lá no Algarve, já que não tem muita onda no mar. Nós só lembramos das nossas nesse último dia! Enchemos num posto de gasolina e resolvemos usá-las lá na Praia da Marinha. Foi um pouco difícil usar a boia, já que a maré estava subindo e o mar estava muito agitado. Só era possível entrar no mar na 2º parte da praia, porque na 1º tem muitas pedras, e fica difícil com a maré enchendo. Então fui pro outro lado, passando correndo desesperada pela falésia onde as ondas batiam, e entrei no mar com boia e GoPro. Foi difícil, eu sei que muita gente deve ter gargalhado de mim, mas consegui essa foto (risos).
Consegui minha foto! |
Nesse dia nos mudamos pra Faro, a capital do Algarve porque é o ponto mais próximo de Sevilha, nosso próximo destino. Quando o sol já ia se pôr, fomos passear pela cidade, que tem muito menos agitação que Lagos, mas também tem uma Marina bonita.
Marina de Faro |
Nosso primeiro ponto foi o Arco da Vila, que foi mandado construir pelo Bispo D. Francisco Gomes do Aviar em substituição de uma das antigas portas da cidade. O arco parece uma igreja olhando de fora, mas você passa por ele e vai subindo pela característica rua portuguesa, bem apertadinha, até o Largo da Sé, onde está a Igreja Jubilar.
Faro |
Arco da Vila |
![]() |
Igreja Jubilar |
As ruinhas de Faro |
Voltamos pro centrinho de Faro, onde as lojas estavam fechadas, pois era domingo, e encontramos o restaurante Faaron. Nele provamos o porco preto, bem saboroso. Também provei um gelado (sorvete) de Dom Rodrigo, um famoso doce português. Eu gostei muito do sorvete, mas não do doce, que eu achei realmente muuuuuito doce, feito de água, açúcar, fios de ovos, gemas, miolo de amêndoa ralada e canela em pó.
Em Faro, recomendo o hotel Stay Faro. A localização é muito boa e o hotel é muito organizado. Infelizmente, também não tinha frigobar =/.
Resumo da ópera!
Bem, eu pesquisei muito sobre o Algarve e vi muitas fotos, mas realmente foi tudo praticamente bem diferente do que eu esperava! A maioria dos lugares me surpreendeu muito positivamente! As praias são muito limpas, e olha que nem vi lixeira por lá, e sempre tem estacionamento, e não é pago!
Realmente as escadarias são uma parte ruim, mas que valem a pena depois que você vê a beleza do lugar! Em todas as praias, muitas mulheres faziam topless, o que foi bem estranho pra gente!
Nossos dias lá foram bem corridos, porque queríamos ver o máximo de praia que conseguíssemos, mas para curtir cada praia, acho que uns 10 dias dá legal! Acredito que os 2 melhores lugares pra ficar por lá é em Carvoeiro ou Lagos, que são mais ou menos centrais. Além do que, Carvoeiro foi onde achamos as praias mais bonitas, e Lagos é onde tem mais agitação.
Nossas indicações de programações imperdíveis são:
- Praia do Vale Covo, Carvoeiro;
- Praia de Benagil, Carvoeiro – passeio de barco;
- Praia da Marinha, Carvoeiro;
- Praia do Carvalho, Carvoeiro;
- Algar Seco, Carvoeiro;
- Praia dos Arrifes, Albufeira;
- Praia dos Três Castelos, Portimão;
- Cabo de São Vicente, Sagres;
- Ponta da Piedade, Lagos;
- Praia de Dona Ana, Lagos;
- Praia do Camilo, Lagos.
Fotos: Laís Dourado e Aline Brandão
Nenhum comentário:
Postar um comentário