Eu já me surpreendi quando cheguei lá e enfrentei um verão de 9º! Sim, chove e venta muito! Eu usava 2º pele, blusa e casaco. Mas uma coisa super interessante que eu percebi lá é que quase ninguém usa sombrinha. O pessoal anda com aqueles casacos impermeáveis com capuz. Choveu, levanta o capuz, pronto, cabou, simples assim. Infelizmente, meu casaco não tinha capuz... vivia de sombrinha mesmo.
Não é uma cidade muito turística, mas ainda assim, temos alguns pontos imprescindíveis por lá. O mais legal: dá pra fazer tudo a pé.
1. Richmond Hill
É uma colina com um parque de onde é possível ter uma vista incrível de Cork.
2. Elizabeth Fort
Todo de pedra, o forte passou por diversas batalhas, entre elas a Guerra de Independência da Irlanda. Ele proporciona uma vista bonita da cidade, e algumas esculturas meio creepys!

3. English Market
É um mercado de alimentos fundado em 1610, mas que iniciou suas atividades, oficialmente, em 1788 e já foi visitado, pela Rainha Elizabeth II, tendo uma placa rememorando sua visita ao local em 2011.

4. Father Matthew Quay
O centrinho badalado de Cork, é cheio de lojas e restaurantes, um deles o que a gente mais escolhia para almoçar: Boojum, de comida mexicana. Ótimo custo beneficio.
Alguns monumentos históricos estão por ali, como a Father Mathew Statue e o The Echo Boy.
Essa região é cheia de lojas, inclusive de souvenirs, e eu queria chamar atenção para a Penney's (sim, o nome é horrível), uma loja de departamento que vende tanto roupas como fone de ouvido, itens de farmácia, maquiagem, mala, etc.
5. Igrejas
1. Holy Trinity Church ou Father Mathew Memorial Church
A Igreja da Santíssima Trindade, ou Igreja Memorial Padre Mathew, é uma igreja católica em estilo gótico, às margem do rio Lee. Pertence à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e é a única igreja dedicada ao Padre Theobald Mathew. Ela é uma das primeiras grandes igrejas do sul da Irlanda a ser construída, e começou no início da década de 1830, sendo concluída só em 1890, a tempo do centenário do nascimento de pe. Mathew. A igreja tem vitrais bonitos, mas não me impressionou por dentro (aliás, todas as igrejas de Cork são amarelas por dentro).

![]() |
Sempre amarelas |
A igreja de Saint Finbarr é a igreja católica mais antiga de Cork. Foi construída em 1766. Ela parece mais uma casa antiga que uma igreja, mas por dentro segue o mesmo padrão de pintura amarela, com a observação de conter a escultura de John Hogan sobre o Cristo morto no altar (particularmente, acho bizarra).
3. Saint Fin Barre's Cathedral
A Catedral de Saint Fin Barre é mais uma em estilo gótico e foi concluída em 1879. Ela está num local utilizado para culto desde o século VII e é dedicada a Finbarr de Cork, santo padroeiro da cidade. Particularmente, considerei esta a igreja mais bonita da Irlanda. Cheia de detalhes, tanto na frente quanto no fundo, a catedral tem muitas esculturas externas, incluindo gárgulas, e mais de uma dúzia de figuras bíblicas bem na entrada representando uma cena da Ressurreição.
A escultura que chama mais atenção é o Anjo da ressurreição, colocada nos fundos da catedral. Feito de cobre dourado, foi dado como presente para a cidade, em reconhecimento à disposição de Cork de financiar o projeto original do arquiteto Burges.
4. St. Anne Church
Construída em 1722, a St. Anne é uma das igrejas mais importantes do início do século XVIII na Irlanda. Mas mais uma vez eu enfatizo que por dentro ela segue o mesmo padrão de igreja amarela, com um vitral ao fundo. O que realmente mais chama atenção na igreja é a Shandon Bells & Tower, torre de 30 metros e com uma vista incrível da cidade. São 132 degraus pra chegar no topo, e 3 andares ao longo dele. No primeiro andar, o visitante pode tocar o sino! Sim, o sino não para de tocar em Cork, e dá para escutá-lo por quase toda a cidade. Com uma partitura ao lado, você pode tocar musicas como Ode to Joy ou Frére Jacques. No próximo andar é possível ver o pêndulo, e é a partir daí que você precisa colocar os fones de ouvido que são dados na entrada da torre. A partir daí também a escada passa a ser super apertadinha, e não dá pra subir e descer ao mesmo tempo. No próximo andar você vai precisar se abaixar pra passar pelos sinos de fato. O barulho é ensurdecedor se você estiver sem fone. E depois desse ponto, o próximo andar é de onde temos uma vista top da cidade. A entrada na torre custa 5 euros.



6. Nano Nagle Place
Honora "Nano" Nagle foi uma feira foi pioneira na educação católica na Irlanda. Para homenageá-la foi fundado o Nano Nagle Place, um centro que celebra a visão de empoderamento de Nano Nagle através da educação, inclusão da comunidade e engajamento espiritual no mundo contemporâneo. Esse complexo abriga um museu, salas de patrimônio, jardins, uma loja de design e presentes e uma livraria. Os prédios do convento, abrigam várias instituições de caridade educacionais.
O que me chamou atenção nesse lugar foi o The Venerable Nano Nagle, um cemitério do Convento das Ursulinas. A tumba de Nano está ao lado de uma água corrente e o Cemitério das Irmãs também fica por ali.
7. University College Cork
Essa universidade é uma das principais da Irlanda, com um parque muito bonito e agradável, e dentro do campus tem um observatório, uma biblioteca e uma igreja aberta ao público. Ela conta, ainda, com a maior coleção das pedras Ogham (alfabeto utilizado pela civilização Celta) da Irlanda, e seu prédio principal é uma linda obra arquitetônica.

8. Fitzgerald Park
É um parque fechado, ou seja, você precisa conferir o horário de funcionamento dele, que fica às margens do rio Lee. Com um jardim muito bonito e tranquilo, o Fitzgerald abriga o Cork Public Museum.

9. Franciscan Well Brewery
Considerada uma das melhores cervejarias artesanais da Irlanda, a Franciscan Well Brewery foi criada em 1998 no prédio de um antigo mosteiro franciscano de 1219. É possível realizar um tour pela produção, mas só de domingo a quinta. Se você quiser só experimentar os diversos tipos de cervejas, pode ir ao pub da cervejaria.
A maior parte que passei lá choveu =(. Mas um dos dias eu dei uma chegadinha no The Oliver Plunkett, um pub com música ao vivo nos 7 dias da semana. O ambiente é super legal, mas infelizmente eu não consegui comer no local, pois a cozinha já tinha fechado em plena 21h. ficamos apenas curtindo o local e a música. A noite é bastante badalada em Cork e em toda a Irlanda, e enquanto eu estava cheia de roupa, tinha gente com minissaia e camiseta!
Um outro lugar que eu indico é o O'Conaill Chocolate Shop. Um ótimo lugar para tomar café da manhã, com deliciosos chocolates quentes.
Cork é a 2º maior cidade da Irlanda, mas como eu falei no título, parece uma cidade do interior bem aconchegante e com tudo que uma cidade grande oferece. Vale a pena conhecer!
Próximo post: o ponto turístico mais famoso da Irlanda!
Nenhum comentário:
Postar um comentário