terça-feira, 27 de agosto de 2019

Edimburgo: riqueza de história

O último dia em Edimburgo resolvemos deixar reservado para conhecer o Edinburgh Castle, porque sabíamos que levaríamos mais tempo lá. Você pode comprar a entrada antes pelo site, mas como não tínhamos certeza do dia que iriamos, deixamos pra comprar lá. Isso nos rendeu pouco mais de meia hora na fila, pois era um sábado, então estava cheio. Mas não demorou tanto quanto imaginávamos. A entrada do castelo é salgadinha, custou £19,50.
Clássica
Antes de falar propriamente sobre o castelo, quero falar sobre um evento que começou em Edimburgo no dia anterior a minha visita ao Edinburgh Castle, o Royal Edinburgh Military Tattoo. Eu descobri sobre esse evento antes de viajar, e fiquei encantada. É uma performance realizada pelas Forças Armadas Britânicas, pela Commonwealth e por bandas militares internacionais, e equipes artísticas. Joga lá no Google que você verá militares (com o típico kilt) tocando gaita de foles lindamente. Esse espetáculo acontece em frente ao castelo, então quando eu cheguei lá, passamos por onde eles realizam os shows. Eu cheguei a pesquisar quanto era pra assistir, mas desisti na mesma hora, pois o lugar mais barato era o equivalente a mais ou menos R$ 900,00!!!

1. Castelo de Edimburgo
Provavelmente, o homem começou a ocupar a região do castelo no século IX, mas não há estruturas atuais de antes do século XVI, a não ser uma capela, que possivelmente data do século XII.











Há muitas atrações no castelo. Você pode alugar um fone de ouvido que vai contando as histórias, mas também pode simplesmente seguir o mapa. Independente de qual você escolha, não há um guia. Eu e Vitinho fizemos por conta própria seguindo o mapa e vimos absolutamente tudo o que tinha pra ver. Levamos quase 3h, e poderíamos ter levado mais, porque não lemos tudo o que tinha nos museus, por exemplo. O castelo é riquíssimo de história, e os melhores pontos de interesse são:

Canhão da uma em ponto
Todos os dias, à uma da tarde (exceto aos domingos), os visitantes se reúnem para ver uma tradição que acontece desde 1861. À uma da tarde, o General de Artilharia dispara um moderno canhão, que hoje em dia mantém a tradição, mas funciona muito mais como uma atração turística. Começa um pouco antes de 13h, com o general contando um pouco sobre essa tradição. Chegue faltando 15min pra conseguir uma boa localização.

Capela de Santa Margarita
Ela foi construída para homenagear a mãe de David I, e é uma capela bem pequena e simples, chega até a ser sem graça, mas que é o edifício mais antigo de Edimburgo. 

Mons Meg
Um enorme canhão do século XV bem em frente à Capela e é uma mostra da potência de fogo dessa fortaleza durante o reinado de Jacob II da Escócia. Foi utilizado durante a guerra contra os ingleses. 
Esse não é o Mons Meg, mas um dos muitos canhões que tem lá
As Honras da Escócia
As Joias da Coroa, conhecidas como “Honours of Scotland”, são compostas pela Coroa, a Espada do Estado e o Cetro, e estão em tão perfeito estado que parece de mentira. Logo na entrada já tem placas anunciando que não é possível tirar foto.














Na exposição também vemos “Pedra do Destino”, que é literalmente uma pedra onde eram coroados os reis escoceses. Ela foi roubada pelo rei Eduardo I da Inglaterra em 1296 e permaneceu em Londres durante 700 anos. Foi recentemente, em 1996, quando o valioso símbolo voltou para a Escócia.

Memória Nacional da Guerra da Escócia
Trata-se de um edifício erigido em memória daqueles que perderam a vida nos conflitos ocorridos desde a I Guerra Mundial. Conta com as armas, armaduras, espólios de guerra, e suas histórias.














O castelo tem muito mais que isso, e eu indico que você passa a manhã inteira explorando o local.

2. The Elephant’s house
Nós saimos correndo do castelo porque tínhamos de pegar o trem pra Inglaterra, mas antes, demos uma passadinha no The Elephant’s house, uma cafeteria muito simples, sem nenhum atrativo a não ser o fato de ser o local onde J.K. Rowling escreveu Harry Potter. Isso deu tanta fama ao local que eles cobram 1 libra só pra você visitar a cafeteria. Eu só indico pra quem for muuuuito fã de HP ou pra quem tiver tempo e puder sentar e tomar um café.

Enfim, esses foram meus 3 dias nessa cidade que eu amei e entrou no meu Top 5. Com relação ao clima, posso dizer que estava muito bom. Durante o dia não fazia frio, era uma temperatura boa de viver. De noite já dava uma esfriadinha, mas nada que um casaco não resolva. Edimburgo é top e super indico pra quem gosta de uma cidade histórica, super turística e linda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário